Os eclipses têm grande relevância no contexto da Astrologia Mundana. A área geográfica atingida marca a zona onde os eventos se tendem a desenrolar em suas particulares características e configurações astrológicas.
Os eclipses afectam nações e cidades com ligações ao signo do eclipse, especialmente se no mapa fundador houver pontos importantes atingidos pelo fenómeno. No caso de cidades, países, organizações governamentais, empresas, instituições, um eclipse pode ter um forte impacto se os seus mapas de fundação coincidirem com um eclipse, sobretudo nos ângulos do Ascendente e Meio do Céu, Sol ou Lua, ou se qualquer destas áreas é afectada pelo transito do eclipse em curso.
As nações também podem ser marcadas por um eclipse se o mesmo cair sobre o ASC, MC, Sol ou Lua do seu governante. Este factor tem um peso milenar, remetendo a tempos em que os eclipses sobre os mapas de reis ou imperadores eram levados muito a sério. Reis e imperadores que, com seu absoluto poder, faziam coincidir seus feitos e destino com a prosperidade de todo um povo.
Como a Lua representa a família, o lar e as questões emocionais, o Eclipse Lunar desencadeia mudanças mais internas que um Eclipse Solar, mais inseguranças, questões emocionais menos claras. O nativo deve evitar tomar decisões importantes, não está em tempo de grande calma e serenidade, manter o equilíbrio emocional pode ser difícil em tempos de Eclipse da Lua.
Os eclipses solares são mais externos e tendem a trazer eventos que vêm de fora, do exterior, mais fora do nosso controlo. São algo que não precipitamos conscientemente, ao contrário dos Eclipses Lunares. Sendo mais subjetivas, as ações precipitadas pelos Eclipses Lunares são submetidas a um intenso fluxo de sentimentos e são bastante menos claras na nossa consciência.
Os Eclipses Solares, esses, são úteis para iniciar novos projectos, identificar novos objetivos, deixar para trás velhos padrões. Os Eclipses Solares têm influências muito poderosas, pois ocorrem mais perto da Terra, seu poder de acção tende a ser superior, sobretudo se for um Eclipse Total.